ABRAPLIP

CARTA DE APOIO AO DR. MAMADOU BA


A Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, uma das mais antigas em atividade no Brasil, vem, por meio desta carta, solidarizar-se com o Dr. Mamadou Ba, cidadão português e reconhecido militante em prol das lutas antirracistas, antifascistas e da defesa dos Direitos Humanos.
Distinguido em 2021, com o Prémio Internacional Front Line Defenders, outorgado a ativistas dos direitos humanos em risco, o Dr. Mamadou Ba tem dedicado sua vida em favor de causas igualitárias e humanitárias.
Num momento em que discursos de extrema direita e de incitação ao ódio despontam de forma ameaçadora, defender o Estado Democrático de Direito e aqueles que se juntam a causas importantes para a manutenção de uma sociedade livre, antifascista, antirracista e justa constitui uma tarefa diária e contínua de todos.
Por isso, nós, docentes e investigadores da ABRAPLIP, juntamo-nos às vozes já aqui levantadas e estendemos a nossa solidariedade ao cidadão, tradutor e ativista português Mamadou Ba.

São Carlos, 08 de dezembro de 2022.