O meu nome é Letícia Augusta Teixeira da Costa Gonçalves, sou funcionária pública, responsável por dinamizar uma galeria da Junta de Freguesia do meu bairro (Misericórdia), no Centro de Lisboa. Como cidadã sou ativista na Luta pelos Direitos Humanos. Há pelo menos 15 anos que reconheço e admiro a Luta Antirracista de Mamadou Ba e o quão fundamental tem sido o seu trabalho para as mudanças sociais que acontecem na nossa sociedade, o racismo neste, como em tantos países ocidentais, é um problema estrutural mas que ninguém como ele teve até hoje tanta coragem para o confrontar e combater. Sei que é um tema fraturante em Portugal, devido à fragilidade branca em que a nossa “história” e Cultura foram construídas e que para muitos questionarmo-nos é um sinal de fraqueza e não o contrário.
Mamadou Ba, tem constantemente posto em causa a apatia de quem tem poder em penalizar quem comete o crime de ódio que é o racismo, porque ainda se permitem e não se consideram crimes de ódio contra pessoas racializadas atos que para muitos continuam a ser válidos.
É triste que alguém que apenas diz a verdade e coloca o dedo numa ferida, que deveríamos tod@s trabalhar para a curar e não permitirmos mais mortes, nem agressões e/ou abusos, que são perpetuados constantemente contra pessoas racializadas, esteja a ser julgado por dizer o que Tod@s pensamos.
Temos que lutar por um país com visão num futuro melhor e isso só é possível no dia em que houver Igualdade para Tod@s @s Cidad@s!
Agradeço imenso a Luta de Mamadou Ba, por um Mundo Melhor!, serei sempre solidária com Mamadou Ba!
Letícia da Costa Gonçalves
funcionária pública